top of page
Palestras Técnicas
1- Mapeamento de Águas Territoriais: em relação à distribuição de royalties de petróleo e gás no Brasil foram desenvolvidos métodos e técnicas cartográficas que permitem, com amparo legal (1953 a 2015), estabelecer solução única do ponto de vista geométrico na configuração geoespacial dos limites físicos na porção oceânica de domínio entre os municípios e estados brasileiros.
2- Cartografia e Mapeamento Digital: elementos básicos de Cartografia (sistemas de coordenadas terrestres, sistemas geodésicos, sistemas de projeção e escala). planejamento e execução de mapeamentos por meio de sistemas computacionais especializados, objetivando geração de plantas, mapas ou cartas, em escalas cartográficas pré definidas.
3- Levantamentos e Processamentos de Dados GNSS: planejamento e execução de trabalhos de campo e gabinete, onde o receptor GNSS Altus-APS3 seja indicado, no sentido de geração de malha de pontos geodésicos de referência como apoio para mapeamentos cartográficos locais e regionais.
4- Processamento Digital de Imagens Científicas: execução de etapas para o processamento de imagens sensoriais de satélites, por meio de sistemas computacionais especializados, envolvendo correções atmosféricas, geométricas e radiométricas; assim como georreferenciamento; aplicação de realce por meio de manipulação de contraste; aplicação do método RBG para atribuição de cores sobre as imagens; geração de composições coloridas RGB; segmentação; classificação supervisionada ou não supervisionada; e mapeamento topográfico e temático (Uso da Terra e Cobertura Vegetal, etc...).
5- Geotecnologias Aplicadas a Processos Costeiros: apresentação de metodologias para mapeamentos especializados destinados ao monitoramento e aos estudos de processos costeiros, a saber: erosão (retrogradação) e engordamento (progradação) de praias arenosas, incluindo também mapeamento dinâmico de dunas arenosas presentes em ambientes costeiros.
6- Erosão Costeira em Atafona, São João da Barra/RJ: metodologia para mapeamento digital aplicado ao monitoramento de processos erosivos costeiros presentes na praia de Atafona, localizada no norte fluminense, litoral do município de São João da Barra/RJ.
7- Mapeamento de campo de dunas em Atafona, São João da Barra/RJ: metodologia para mapeamento digital aplicado ao monitoramento da configuração espacial do campo de dunas presente na praia de Atafona, localizada no norte fluminense, litoral do município de São João da Barra/RJ.
8- Processos costeiros na Ilha Comprida/SP: metodologia para mapeamento digital aplicado ao monitoramento de processos erosivos costeiros presentes no litoral nordeste do município de Ilha Comprida-SP.
9- Cartografia Aplicada à Arqueologia: aspectos de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados a projetos de pesquisa na área de Arqueologia, Incorporação nos modelos de dados geográficos conteúdos de artefatos, datações e contextos arqueológicos que naturalmente caracterizam sítios arqueológicos.
10- Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e aplicações em Geociências e Engenharias: aspectos de funcionalidades de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e de requisitos básicos de aplicações em Geociências e em Engenharias.
11- Astronomia de Posição: aspectos de Astronomia básica. Movimentos da Terra (rotação em torno do seu eixo, translação ou revolução em torno do Sol. Esfera celeste. Movimento aparente ou diurno. Sistemas de coordenadas astronômicas ou celestes: sistema de coordenadas azimutais ou horizontais; sistema de coordenadas horárias; sistema de coordenadas uranográficas ou equatoriais; sistema de coordenadas galácticas. Efemérides Astronômicas / Catálogos Estelares / Anuário do Observatório Nacional. Fenômenos astronômicos (precessão dos equinócios, nutação, movimento próprio de estrelas, passagem pelo meridiano superior do lugar, culminação, passagem pelo círculo das 6h, elongação, orto e ocaso). Tempo astronômico. Determinações astronômicas.
12- Triângulo de posição ou de navegação: Astronomia de Posição. Navegação, orientação e posicionamento astronômicos. Geometria do triângulo esférico. Excesso esférico. Trigonometria esférica. Relações trigonométricas entre: azimute, ângulo horário, ângulo paralático, distância zenital, declinação do astro e latitude do lugar.
13- Processamento de imagens LANDSAT9 com emprego do sistema computacional especializado SPRING: execução de etapas para o processamento de imagens sensoriais do sistema LANDSAT9, por meio do sistema computacional especializado SPRING, envolvendo georreferenciamento; aplicação de realce por meio de manipulação de contraste; aplicação do método RBG para atribuição de cores sobre as imagens; geração de composições coloridas RGB; segmentação; classificação supervisionada ou não supervisionada; e mapeamento temático (Uso da Terra e Cobertura Vegetal).
14- Cartografia e Geoprocessamento Aplicado à Área de Saúde: aspectos de Cartografia e tecnologias digitais de Geoprocessamento aplicadas à área de saúde. Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e suas funcionalidades na gestão da saúde pública. Serviços básicos de bancos de dados geoespaciais: consultas e atualizações.
15- Missão Cruls: uma Trajetória para o Futuro: em 2003 foi restituída, com apoio da Fiat do Brasil e do Governo Federal, a trajetória executada em 1892 por Luiz Cruls (engenheiro civil e geógrafo), oficial militar belga, designado para liderar equipe multidisciplinar objetivando a demarcação do quadrilátero Cruls, que deu origem ao território de Brasília/DF, no planalto central brasileiro. Foi gerado o Relatório Cruls em 1894, considerado o primeiro Relatório de Impacto ao Meio Ambiente que se tem notícia no Brasil. Tal iniciativa em 2003 teve as seguintes fases: Fase 1: Uma Trajetória Para o Futuro; Fase 2: A Pré-História de Brasília; Fase 3: Brasília 45 Anos; Fase 4: A Expedição Científica; Fase 5: Terra Conquistada; Fase 6: Criação do Centro Cultural de Ciências da Natureza Luiz Cruls (CCCN).
16- Cartografia Temática: práticas com sistemas computacionais: (a)- Oficina Excel ou similar (prática) (4h); - Acesso à “base estatística” e consulta ao SIDRA/IBGE;
- Tabulação de dados no Excel (ou similar); (b)- Oficina Philcarto (prática) (4h)
- Elaboração e exportação de mapas temáticos de símbolos proporcionais;
- Elaboração e exportação de mapas temáticos coropléticos; (c)- Oficina Khartis (prática) (4h); - Elaboração e exportação de mapas temáticos de símbolos proporcionais; - Elaboração e exportação de mapas temáticos coropléticos; (d)- Oficina ScapeToad (prática) (4h); - Elaboração e exportação de cartogramas (anamorfoses); (e)- Oficina Inkscape (prática) (4h); - Edição vetorial e finalização de mapas temáticos; - Exportação de figuras para impressão ou para uso em meio eletrônico; (f)- Oficina Arquivos Shapefile (SHP) (prática) (4h); - Adaptação de bases no ECLATS; - Adaptação de bases no QGIS; (g)- Oficina SPRING (prática) (3h); - Uso do Scarta; - Produção de cartas temáticas de uso da Terra e cobertura vegetal; (h)- Oficina com QGIS (prática) (3h): - Uso do QGIS em mapeamento temático geológico e geomorfológico; - Manejo de cartas temáticas institucionais.
17- Mecânica Celeste: Leis de Kepler, geometria de órbitas, órbitas normais, órbitas perturbadas por movimentos anômalos, elementos Keplerianos,
18- Geodésia Física e Gravimetria: Geodésia e suas sub-áreas (Geométrica e Física). Formas e dimensões da Terra. Geope. Geóide, Elipsóide de revolução. Elipsóide Escaleno. Gravimetria e suas aplicações geodésicas. Anomalias gravimétricas. Gravímetros e instrumentos/dispositivos associados. Gravimetria via satélites.
19- Sistemas de Altitudes Científicas: Definição de altitudes, cotas e alturas. Desníveis entre estações fixas no terreno. Perfis topográficos. Nivelamento geométrico e nivelamento trigonométrico. Relação das altitudes com o Nível Médio dos Mares. Datum vertical. Ondulação ou desnível geoidal. Isolinhas: curvas de nível. Batimetria. Isolinhas: curvas isobatimétricas. Relação entre Altimetria e Batimetria. Conexão entre sistemas de altitudes.
20- Maregrafia: Estudo sobre Maregrafia e instrumentos de medição do nível do mar (marégrafos). Supefície topográfica do mar. Oceanografia e Maregrafia via satélites.
21- Geometria da esfera terrestre: A esfera e suas propriedades geométricas. Esfera como modelo matemático da Terra e suas referências espaciais.
22- Sensoriamento Remoto: sistemas sensores orbitais imageadores. Propriedades de imagens sensoriais para aplicações científicas. Características das imagens de satélites em função do princípio de funcionamento. Aplicações em mapeamentos topográficos e temáticos.
Histórico de palestras já idealizadas, planejadas e realizadas pelo Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro: clique aqui.
Para mais detalhes -> Contato.
bottom of page